Dica: Dobragem de consultas
Hoje, iniciaremos uma nova série de dicas rápidas que serão bastante úteis no seu dia-a-dia.
Esta nova série não terá o formato de tutorial. Aqui, discutiremos técnicas para um desenvolvimento mais eficiente.
Nesta primeira dica, abordaremos o Dobramento de Consultas e como ele pode ser um elemento importante em seus projetos.
O que é o dobramento de consultas?
Basicamente, o dobramento de consultas trata da capacidade de uma consulta do Power Query gerar uma instrução em linguagem nativa para recuperar e transformar dados, o que geralmente tem uma performance otimizada.
Nem sempre os requisitos de seu projeto permitirão que um dobramento completo ocorra, no entanto, buscar um dobramento completo otimizará seus fluxos. O funcionamento do dobramento também difere em relação ao modo de conectividade, onde, no DirectQuery, a consulta do Power Query tem de efetuar o dobramento de consultas, enquanto para uma tabela no modo import, o dobramento poderá ser possível, ou não.
Possível ou não?
Uma consulta pode ter dobramento completo, parcial ou nenhum. Quando não há dobramento ou quando ele ocorre parcialmente, o mecanismo do Power Query entra em ação compensando a deficiência, o que nem sempre traz o resultado mais performático para seu projeto.
Como analisar?
Os indicadores de dobramento de consulta e o plano de consulta ajudarão a analisar quais etapas terão um impacto positivo ou negativo no dobramento de consulta. Para aqueles familiarizados com o plano de execução do MS SQL Server, o plano de consulta do Power BI será bastante familiar, sendo simples avaliar o impacto de cada etapa.
Como aprender mais?
Para entender mais sobre as nuances deste recurso, recomendamos a leitura da documentação disponibilizada pela Microsoft.